16/05/2007

Adolescência e Puberdade

Puberdade:


Fase da vida em que começam a se desenvolver, tanto no homem como na mulher, novas características psicológicas, em consequência de modificação fisiológicas das glândulas endócrinas. É nesta época que se inicia a função reprodutora no homem com o aparecimento da secreção de esperma; na mulher com a ovulação e a primeira menstruação(menarca) e se definem os caracteres sexuais secundárias. A puberdade, dependendo de fatos individuais, costuma ocorrer entre os 10 e 16 anos de idade. Ne
ste período os órgãos sexuais de uma criança se desenvolvem. As meninas entre a idade dos 10 aos 16 anos crescem relativamente rápido em altura. Seus seios tornam-se maiores e gordura extra cobre os seus quadris, coxa e nádegas. E isso dá à elas uma forma mais curvada que é associada com a feminilidade. Como nas meninas, a velocidade de crescimento nos meninos tende a aumentar durante a puberdade e seus testículos e pênis incham. Nesta época, o comprimento do pênis do menino pode diferenciar de seus amigos e isso pode causar ciúmes. Os meninos que tem o pênis mais comprido geralmente acham que estão em vantagem sobre seus amigos, mais de fato, o comprimento não é importante. Ele nem ajuda o menino a conseguir uma namorada nem melhora o seu desempenho quando faz amor. Durante a puberdade a voz do menino engrossará e depois de dois anos, o cabelo começa a crescer acima do lábio, seguindo nas bochechas e no queixo.

~~~~~~~~~~~~~~



Adolescência:

É um período que o ser humana passa, onde ocorrem mudanças psicológicas, que geralmente acontecem entre os 11 e os 18 anos. Durante essa fase, definem-se os caracteres sexuais secundários, avisam-se os processos intelectuais e a sensibilidade. A adolescência é um período em que o jovem está mais "ativo", com mais energia, ele se descobre em seu meio, seus amigos, cria sua própria característica(jeito de ser), quer se destacar de todos sendo único em tudo que faz. Quer ter seus direitos, mais sem responsabilidades, é também nesse período que geralmente ocorrem os primeiros namoros; aparecem desejos sexuais; as emoções são vividas com muita intensidade, é comum o adolescente perguntar-se: "O que é sexo?"; "Quando vou transar pela primeira vez?"; "Será que eu quero 'ficar' ou namorar?". É aí, na sexualidade, que os pais tem maior preocupação, pois uma "transa" pode levar à gravidez precoce e ao contágio de doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, antes de ter qualquer relação sexual é aconselhável consultar um ginecologista para saber quais são os métodos mais eficazes para evitar a gravidez.

2 comentários:

Anônimo disse...

Maas olhaa sóo...
meus amigoos me chamaam de taradaa pq eu só flo em sexo...
mas eu to na adolescenciaa... o qq eu posso fze neeh naao? ¬¬'
shauhsa...

adoreeei o bloog...
mtoo criativoo...

Anônimo disse...

Maas olhaa sóo...
meus amigoos me chamaam de taradaa pq eu só flo em sexo...
mas eu to na adolescenciaa... o qq eu posso fze neeh naao? ¬¬'
shauhsa...

adoreeei o bloog...
mtoo criativoo...