16/05/2007

Sistema Reprodutor











Sistema Genital Feminino:





É composto basicamente por: vulva, vagina, clitóris, útero, ovário e tuba uterina.

~> A vulva é a parte exterior da vagina. É a vagina que liga o útero ao meio externo.
~>A vagina apresenta grande elasticidade, permitindo a relação sexual e a abertura adequada à passagem do bebê na hora do parto.
~>O clítoris é um órgão externo e pequeno que proporciona prazer sexual à mulher.
~>O útero aloja o embrião, permitindo que ele se desenvolva em sua cavidade até o nascimento. Apartir da oitava semana de gestação, o embrião já exibe forma humana, é assim chamado então de feto.
~> É no ovário onde são produzidos os óvulos, que são gametas femininos.
~> É na tuba uterina que ocorre a fusão do óvulo com o espermatozóide. Essa fusão é chamada de fecundação, assim é formada a célula-ovo ou zigoto.







~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


Sistema Genital Masculino:


É composto por diversos órgãos, entre os quais destacaremos: testículos, epidídimos, ductos deferentes, glândulas ou vesículas seminais, próstata e pênis.


~> Os testículos são duas glândulas situadas no escroto(do latim scrotu, 'saco') que são responsáveis pela produção dos espermatozóides e também da testosterona, que é o hormônio sexual masculino.
~> O epididímo é onde o espermatozóide fica armazenado até sua maturação completa.
~> É pelo ducto deferente que é transportado os espermatozóides produzidos pelo testículo.
~> As glândulas ou vesículas seminais produzem um líquido denso que nutre os espermatozóides e aumenta a sua mobilidade.
~> A prostata é uma glândula produtora de um líquido viscoso que neutraliza a acidez de restos de urina na ureta e, numa relação sexual, a cidez natural da vagina, protegendo assim os espermatozóides.
~>É um órgão com capacidade de se erguer. Com a excitação sexual, esse tecido é banhado e preenchido por maior quantidade de sangue, o que torna o pênis ereto e rígido.


Nenhum comentário: