16/05/2007

Gravidez e Gravidez na adolescência




Gravidez na adolescência:

Está se tornando cada vez mais comum uma gravidez indesejada no período da adolescência. Quando o adolescente está com os hormônios à mil e ainda mais pressionado pelos amigos a fazer sexo, acaba que sem nenhuma experiência tem uma relação sexual sem a proteção necessária. Em muitos casos quando a mulher engravida na adolescência é largada pelo seu parceiro e fica sozinha para criar seu filho. Com estudos, responsabilidades do adolescente, com a diversão e ainda um bebê para criar é muita coisa. Muitas não aguentam a pressão e dão o filho para a adoção ou simplesmente abortam. Uma das características do adolescente é fazer as coisas sem pensar nas consequências, mas isso em assuntos simples, nada comparado a uma coisa tão séria como ter um filho aos 13 anos. Por isso adolescente, pense nos seus atos, assuma, tenha responsabilidade suficiente para saber qual é o momento certo e preservativos certos na hora de uma relação sexual.

~~~~~~~~~~


Gravidez:

Como ocorre?

A gravidez ocorre quando o homem ejacula dentro do corpo da mulher durante uma relação sexual ou quando simplismente ejacula perto da vagina da mulher. Com a ejaculação, são liberados líquidos que constituem o esperma e espermatozóides. Esse esperma é lançado como um jato para o corpo da mulher, onde os espermatozóides percorrem todo o útero com a ajuda de seus flagelos até a chegada na tuba uterina, e lá, se houver algum óvulo, ocorrerá a fusão entre o espermatozóide e o óvulo, essa fusão é chamada de fecundação. Quando o embrião se aloja na mucosa uterina é chamado de nidação. Após 8 semanas de gestação, o embrião passa a ser chamado de feto, pois ja possui características humanas, como a formação das mãos, dos pés, braços...


Como sei se estou grávida?

O primeiro sinal de gravidez é o atraso da menstruação. Mas isso não é suficiente para uma mulher ter certeza de que está grávida, pois o atraso da menstruação pode ser por motivos físicos, psicológicos ou naturais. Para confirmar a gravidez, a mulher deve fazer um exame laboratorial de urina ou de sangue.


~~~~~~~~~~~~~


Parto:

Depois do período completo de gestação, o bebê está pronto para nascer e levar uma vida semi-independente; respirar usando seus próprios órgãos, consumir e digerir alimentos, excretar resíduos, integrar-se ao seu primeiro grupo social: a família.
Com assistência médica, a probabilidade de ocorrer qualquer complicação na hora do parto é mínima.
A gestante percebe que está entrando em trabalho de parto quando:
~> Sente contrações do músculo da parede do útero, responsáveis pelas conhecidas "dores" do parto;
~> A bolsa de líquido amniótico se rompe.

No momento do parto, em geral o bebê se encontra com a cabeça para baixo e é expelido por contrações do musculares do útero, é nesse momento que o bebê atravessa a vagina e chega ao mundo externo. Esse processo é chamado de parto normal. O parto cesariano ocorre geralmente por complicações na hora do parto (cordão umbilical enrolado no pescoço, posição inadequada) ou também por desejo da mãe. A cesariana consiste num corte no abdome da gestante, por meio da qual a criança é retirada.

Nenhum comentário: