16/05/2007

Métodos Anticoncepcionais

Métodos anticoncepcionais:

A partir da puberdade, o organismo dos rapazes e das moças torna-se capaz de gerar filhos. Porém ter filhos é uma decisão que requer muita responsabilidade, o que normalmente um adolescente não possui, por isso, para evitar a gravidez é preciso utilizar algum método anticoncepcional ou contraceptivo. É aconselhável que a mulher, e se possível o homem também irem juntos à um ginecologista(médico responsável de estudar as perturbações e doenças do sistema reprodutor feminino) para que saibam qual é o método mais eficaz ao casal que quer evitar a gravidez. Alguns exemplos de métodos anticoncepcionais:


Camisinha masculina:




Também conhecida como camisa-de-vênus ou preservativo, é um dos métodos mais seguros para se usar. É vendida em farmácias e supermercados e pode ser usada por qualquer homem. Ela é uma espécie de saquinho de borracha que deve ser colocado no pênis já ereto, antes da relação sexual. O esperma ejaculado fica dentro da camisinha, impedindo que os espermatozóide entrem no corpo da mulher. A camisinha serve também para prevenir a transmissão de enfermidades, como a sífilis, a gonorréia e a Aids.



* Cuidado para não rasgar o preservativo ao abrir a embalagem. (Atenção com unhas e dentes!)



  • Não penetrar sem preservativo mesmo que não aconteça ejaculação.

  • Usar preservativo também para sexo oral.

  • Ao ser retirado, é preciso segurar a base do preservativo e tirá-lo ANTES do fim da ereção para impedir que o esperma se derrame. Deve-se dar um nó e enrolar em um papel e jogar no lixo.

  • Não deve ser reutilizado.

  • Usar um novo preservativo a cada nova relação sexual.

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

Camisinha feminina:


É um tubo plástico, maior e mais largo que o preservativo masculino, que deve ser introduzido na vagina. Uma das extremidades, que é fechada, deve ser acomodada ao fundo da cavidade da vagina; a outra, aberta, fica do lado de fora do órgão genital feminino. Ela é vendida em farmácias e custa mais caro que os preservativos masculinos. As camisinhas masculinas e femininas não dever ser usadas ao mesmo tempo. Esses preservativos podem aderir-se e deslocar de onde devem permanecer durante o ato sexual.

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.


Pílula:


A pílula combinada é a pílula anticoncepcional mais comum. É um medicamento em forma de comprimido, feito com hormônios sintéticos(não naturais) que impedem o amadurecimento do óvulo e a ovulação. Em cada cartela de pílula combinada existem 21 comprimidos. A pílula deve ser tomada em todos os 21 dias e sempre no mesmo horário.


~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


DIU:


Trata-se de uma peça de plástico coberto de cobre, que é colocada pelo médico dentro do útero. Essa peça impede que o espermatozóide chegue ao óvulo e o fecunde. Em condições normais, e dependendo do tipo, o DIU pode ficar no corpo da mulher de dois a cinco dias. As mulheres que usam esse dispositivo devem retornar periodicamente ao médico, pois o DIU pode sair do lugar e provocar problemas como cólicas, sangramentos ou mesmo falhar na contracepção. É um método de alta eficácia.


~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.


Diafragma:

É uma capinha de borracha que deve ser colocada na parte mais profunda da vagina, para tapar a entrada do útero e, assim, impedir a passagem dos espermatozóides para o útero. O diafragma é colocado antes da relação sexual e retirado cerca de oito horas depois. Nele pode ser aplicado um produto espermicita, que destrói os espermatozóides. É menos eficiente que a pílula e o DIU.

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

Tabelinha:


A tabelinha é um método natural, que não emprega nenhum material ou remédio. Consiste em não ter relações sexuais no período fértil, ou seja, no período mais próximo à ovulação. Para determinar o dia provável da ovulação, primeiro a mulher tem de saber direito qual é o seu ciclo e se ele é bem regular. Para isso deve anotar, por oito meses pelo menos, o dia do início da menstruação. Se o ciclo for regular, será fácil prever a data em que ocorrerá a próxima menstruação. A ovulação ocorrerá 14 dias antes da próxima menstruação.
EX: Supondo que você tenha menstruado dia 02/04 e seu ciclo menstrual seja de 28 dias, então sua próxima menstruação será no dia 30/02. Se você contar 14 dias antes da próxima menstruação será o dia em que você estará ovulando, nesse caso, dia 16/02, contando 4 dias antes e 4 dias depois da ovulação será o seu período fértil, então, nos dias 12 ao 20 essa mulher que quer usar o método da tabelinha não poderá ter relações sexuais. Mas CUIDADO! O método da tabelinha falha com frequência. Em mulheres com menstruação irregular, ele não funciona mesmo. Até quando o ciclo é bem certinho, pode haver, por algum motivo, irregularidades passageiras. Por isso, não é um método adequado para quem quer de fato evitar a gravidez.

8 comentários:

Anônimo disse...

adorei esse blog...pq falar de como amulher deve ser previni cotras as doenças sexualmenti tramisivel.................

Aretuza disse...

Informações sobre orientação sexual, principalmente relacionadas a métodos contraceptivos, são sempre bem vindas. Isto porque não só ajuda na prevenção de uma gravidez indesejada, bem como no combate às DST's!!

Unknown disse...

Muito legal, vocês colocarem a informação pra galera no blog e tal. Porem, acho que esta faltando informaçõe, e varios outros metodos contraceptivos!

Anônimo disse...

Bom,porem faltam exemplos e/ou imagens.

Anônimo disse...

poderia falar sobre mais metodos,como metodo billings, espermicidas,etc...
poderia citar metodos irreversiveis tambem...

Anônimo disse...

mesmo assim agradeço por este blog ¬¬

ps:devia ter colocado em um comentario so

Anônimo disse...

http://www.brasilescola.com/biologia/anticoncepcionais.htm

Anônimo disse...

Eu adorei esse site! To fazendo um trabalho da escola sobre métodos anticoncepcionas e esse sit tem tudo oq eu preciso MUITO TRIII